Qual é o tipo de hepatite mais grave? Confira dicas de prevenção.

Existem 3 tipos principais de hepatite: A, B e C. A hepatite C é geralmente a mais grave, mas mesmo pacientes de sua forma mais aguda podem se recuperar sem danos permanentes ao fígado. Até 70% das pessoas cronicamente infectadas com hepatite C desenvolvem doença hepática crônica e até 20% desenvolvem cirrose.

As diferenças entre as hepatites B e C.

A hepatite B e C são infecções virais que atacam o fígado e apresentam sintomas semelhantes. A diferença mais significativa entre elas é que as pessoas podem pegar hepatite B pelo contato com os fluidos corporais de uma pessoa infectada.

Já a hepatite C geralmente só se espalha através do contato do sangue com sangue contaminado. Ambas não se propagam através da tosse, do leite materno, do compartilhamento de alimentos ou do abraço com uma pessoa infectada.

Muitas pessoas com hepatite não tomam conhecimento da doença até que a infecção avance. Por isso, fique em dia com os seus exames clínicos e tome algumas prevenções no seu dia-a-dia!

Dicas para se proteger da hepatite viral.

Existem muitas maneiras de reduzir suas chances de contrair hepatite:

• Fique em dia com as vacinas da hepatite A e B.

• Use preservativo.

• Não use drogas nem divida seringas.

• Sempre lave bem as mãos com água e sabão ou álcool gel.

• Evite utilizar itens pessoais de uma pessoa infectada.

• Tome cuidado ao fazer tatuagens ou piercings.

• Beba água engarrafada quando viajar.

Para manter a sua saúde em dia, marque uma consulta com o infectologista Dr. Ricardo Kosop: (41) 3022-6472 e (41) 99111-6472.