Infectologia

Infecto.png

A especialidade

A Infectologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e cuida de pacientes que contraíram doenças infecciosas e parasitárias - que são aquelas causadas por bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas. Também é a área que se dedica à prevenção e controle das infecções hospitalares e demais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), medicina do viajante e doenças transmissíveis de interesse epidemiológico.

O Infectologista possui grande campo de atuação, incluindo:

- Diagnóstico e tratamento de doenças como HIV/AIDS e suas infecções oportunistas; Hepatites Virais (A, B, C); Infecções Sexualmente Transmissíveis (sífilis, gonorreia, clamídia, HPV); Micoses Cutâneas e  Sistêmicas (candidíase, histoplasmose, esporotricose, paracoccidioidomicose, aspergilose); Tuberculose; Micobacterioses; Mononucleose Infecciosa; Herpes Simples e Genital; Herpes Zóster; Toxoplasmose; Arboviroses (dengue, zika, chikungunya); Malária; HTLV; doença de Chagas; Leishmaniose; entre outras.

- Diagnóstico e tratamento de infecções dos diferentes órgãos/sistemas: pneumonias, erisipela/celulite, infecções do trato urinário (ITUs), endocardites, meningites, encefalites, osteomielites, artrites infecciosas, infecções gastrointestinais, infecções de próteses ortopédicas e demais dispositivos implantáveis (marca-passo, próteses vasculares, valvas cardíacas)

- Investigação de sinais e sintomas que muitas vezes são decorrentes de doenças infecciosas, tais como febre, linfonodomegalias  ("ínguas" / "gânglios"), perda de peso, diarreia, exantemas ("manchas pelo corpo");

- Prevenção e controle de infecções, com vasto conhecimento sobre vacinas, imunizações e medidas de precaução;

- Medicina de Viagem/Travel Medicine: orientação e aconselhamento de viajantes, tanto nacionais quanto estrangeiros, nos momentos antes, durante quanto depois do itinerário de viagem;

- Tratamento das doenças infecciosas, com grande conhecimento e experiência sobre antibióticos, antifúngicos, antivirais e antimicrobianos em geral;

Por isso, o Infectologista é um profissional com amplo conhecimento de diversas áreas da Medicina, de visão global e integrada tanto do paciente quanto do ambiente onde vive, não se limitando a um único órgão, sistema ou conjunto restrito de doenças.