A tuberculose é uma doença altamente infecciosa que afeta principalmente os pulmões. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma das 10 principais causas de morte no mundo, matando cerca de 1,5 milhão de pessoas em média na última década.
A doença é causada por uma bactéria chamada Mycobacterium tuberculosis. Há uma variedade de cepas de tuberculose e algumas se tornaram resistentes à medicação. A bactéria da tuberculose é transmitida por meio de gotículas no ar.
Os sintomas da tuberculose.
Pessoas com sistema imunológico funcionando adequadamente podem ter tuberculose sem apresentar sintomas, mesmo infectadas com a bactéria. Essa condição é conhecida como tuberculose latente ou inativa. A tuberculose latente não é contagiosa, mas pode se tornar ativa com o tempo.
São sintomas comuns de tuberculose:
Falta de apetite e perda de peso.
Cansaço extremo ou fadiga.
Suor noturno.
Tosse persistente por mais de 3 semanas, com catarro e, às vezes, presença de sangue.
Falta de ar.
Glândulas inchadas.
Dores abdominais e de cabeça.
Confusão mental.
Convulsões e espasmos.
Prevenção e tratamento.
Grande parte das pessoas em regiões de alto risco da doença recebe a vacina BCG contra a tuberculose ainda quando criança. A vacina protege apenas contra algumas cepas e é comumente administrada no Brasil.
O tratamento envolve o uso de antibióticos por vários meses. Embora seja uma doença grave que pode ser fatal, as mortes são raras se o diagnóstico for realizado a tempo e o tratamento for corretamente seguido pelo paciente. A maioria das pessoas não precisa ser hospitalizada, mas é importante tomar os medicamentos exatamente como foram prescritos pelo Médico Infectologista, sem pular doses nem interromper o tratamento.
Para marcar uma consulta com o nosso infectologista Dr. Ricardo na Clínica Kosop em Curitiba, ligue para (41) 99111-6472 ou (41) 3022-6472.
Comments