Diagnóstico de HIV: quais os próximos exames?

O teste positivo para HIV é um momento crítico, cheio de preocupações a respeito do futuro. Felizmente, hoje o HIV pode ser tratado de forma eficaz através de medicamentos. A chamada terapia antirretroviral ajuda as pessoas com HIV a viver mais, com mais saúde e qualidade de vida, reduzindo também o risco de transmissão da doença.

Para definir seus próximos passos depois do diagnóstico positivo de HIV, marque uma consulta com um infectologista, como o Dr. Ricardo da Clínica Kosop. Além de tirar todas as suas dúvidas de como proceder, o médico irá pedir exames que irão definir os próximos passos do seu tratamento.

De forma geral, os resultados dos testes irão determinar o estágio de progressão do HIV, algo fundamental para decidir quais medicamentos devem ser prescritos para cada caso.

Testes que devem ser feitos após o teste positivo de HIV.

Carga viral

O teste de carga viral mede a quantidade de vírus no sangue (carga viral do HIV). Conforme o HIV progride para AIDS, a carga viral de uma pessoa aumenta. Os medicamentos para o HIV impedem que o vírus se multiplique, reduzindo a carga viral da pessoa. Um objetivo do tratamento do HIV é manter a carga viral tão baixa que o vírus não possa sequer ser detectado nos próximos exames.

Contagem de CD4

A contagem de CD4 é um marcador importante porque mede o número de células CD4 em uma amostra de sangue. Elas são as células do sistema imunológico que lutam contra infecções. À medida que o HIV avança, a contagem de CD4 da pessoa cai, indicando danos progressivos ao sistema imunológico. O tratamento com medicamentos para o HIV evita que o vírus destrua as células CD4.

Assim que o tratamento para o HIV é iniciado, a contagem de CD4 e a carga viral são utilizadas para monitorar se os medicamentos estão realmente controlando a doença, evitando que ela progrida para a sua forma mais grave, colocando a vida do paciente em risco.

Para marcar uma consulta na Clínica Kosop em Curitiba, ligue para (41) 3022-6472 ou mande um WhatsApp no número (41) 99111-6472.