Por que as vacinas são tão importantes.

As vacinas são a forma mais eficaz de prevenir doenças infecciosas. A vacinação foi desenvolvida pela comunidade médica e científica através dos anos para nos proteger e proteger nossos filhos contra problemas de saúde. Eles evitam até 3 milhões de mortes em todo o mundo a cada ano.

Desde que as vacinas foram introduzidas, doenças como varíola, poliomielite e tétano, que costumavam matar ou incapacitar milhões de pessoas, desapareceram ou diminuíram sua capacidade de contágio. Outras doenças, como o sarampo e a difteria, foram reduzidas em até 99% desde a começo das suas respectivas vacinações.

No entanto, se as pessoas pararem de tomar vacinas, é possível que as doenças infecciosas se espalhem de novo rapidamente.

Como as vacinas funcionam.

As vacinas estimulam o sistema imunológico a criar anticorpos que protegem o organismo de doenças. É muito mais seguro para o sistema imunológico “aprender” a se proteger através da vacinação do que pegando uma doença e tratando-a depois. Uma vez que o seu sistema imunológico sabe como lutar contra uma doença, pode proteger sua saúde por muitos anos (as vezes é necessária uma próxima dose).

Veja porque as vacinas são seguras.

Todas as vacinas são testadas para garantir que não irão prejudicar as pessoas. Na maioria dos casos, leva muitos anos para uma vacina passar pelos ensaios e testes para ser aprovada. As novas vacinas contra o coronavírus Sars-Cov-2, que provoca a Covid-19, são uma exceção à regra pela situação de urgência e calamidade pública provocada pela pandemia. Mas isso não as torna menos seguras, pois o envolvimento e o investimento na sua produção são sem precedentes.

E a imunidade de rebanho, o que é?

Ter uma vacina também beneficia toda a comunidade por meio da imunidade de rebanho. Se um número suficiente de pessoas for vacinado, é mais difícil para a doença se espalhar para as pessoas que não podem tomar as vacinas. Por exemplo, pessoas que estão doentes ou com o sistema imunológico enfraquecido.

Quais são os efeitos colaterais das vacinas?

Isso varia de uma vacina para outra. A maioria dos efeitos colaterais das vacinas são muito leves e não duram muito tempo. Os mais comuns são:

1. Vermelhidão, inchaço e região um pouco dolorida durante 2 a 3 dias.

2. Mal-estar e febre por 1 ou 2 dias em bebês ou crianças.

Algumas crianças também podem chorar e ficar chateadas imediatamente após a injeção. Isso é absolutamente normal e esperado.

Para marcar consultas com o nosso infectologista Dr. Ricardo Kosop, utilize os seguintes canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.