top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Os sintomas da malária.


A malária é uma das doenças tratadas pela infectologia que, apesar do vasto conhecimento acumulado sobre a doença, ainda não foi erradicada. Por isso celebra-se hoje, no dia 25 de Abril, o Dia Mundial da Malária, data reservada para destacar a necessidade de investimento contínuo e conscientização para a prevenção e controle da doença. Transmitida por mosquitos, pode ser fatal se não for diagnosticada e tratada imediatamente. Uma única picada de mosquito é o suficiente para a infecção.


A malária no Brasil: concentração na Região Norte.


Em nosso país, 99% dos casos de malária acontecem na região Amazônica, especialmente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Segundo o setor de infectologia da Fiocruz, a fragilidade no combate à doença ocorre especialmente nas áreas tropicais, onde o atendimento de saúde e as condições socioeconômicas são mais vulneráveis. São regiões com características demográficas, ambientais e sociais bastante favoráveis à manutenção do ciclo de transmissão.

No Brasil predomina a malária vivax, tipicamente transmitida onde os sistemas de saúde têm menos recursos. Outro problema é a tendência em reduzir esforços de contenção da transmissão e investimentos quando há uma redução significativa no número de casos. Este relaxamento explica, em parte, o aumento da incidência observada a partir de 2016, após quase 10 anos de redução contínua.

Os sintomas da malária.


Os sinais iniciais da malária são semelhantes aos da gripe. Como são sintomas leves, dificultam a identificação imediata da doença. Na maioria dos casos, o tempo entre a infecção e o início dos sintomas (período de incubação) é de 7 a 18 dias, dependendo do parasita.


Os sintomas mais comuns da malária incluem:

  • Temperatura de 38 graus ou superior

  • Sensação de calor e/ou calafrios

  • Dores de cabeça

  • Vômito

  • Dores musculares

  • Diarreia

  • Sensação generalizada de mal-estar


Para marcar uma consulta com o nosso infectologista Dr. Ricardo na Clínica Kosop em Curitiba, ligue para (41) 3022-6472 ou mande um WhatsApp no número (41) 99111-6472.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page