top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

O que faz um infectologista?


O que faz um infectologista? | Clínica Kosop

A Infectologia é a especialidade médica que estuda, diagnostica e trata pacientes que contraíram doenças infecciosas e parasitárias - que são aquelas causadas por bactérias, fungos, vírus, protozoários e parasitas. Alguns exemplos: HIV/AIDS, Tuberculoses, Micoses, Doença de Chagas, Hérpes, Malária, entre outras.

Também é a área que se dedica à prevenção e controle das infecções hospitalares e demais Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), assim como é responsável pela medicina do viajante e doenças transmissíveis de interesse epidemiológico, como a Covid-19.


Uma profissão colocada no microscópio pelo avanço de diversas zoonoses.


Trata-se de uma especialidade evidenciada nos nossos dias pelo avanço mundial do novo coronavírus, responsável por uma pandemia de consequências inéditas em nossa história. Parte natural da vida, as epidemias são uma ocorrência previsível e um tema pelo qual um ramo da Infectologia se dedica com afinco.


Outros exemplos recentes são o aparecimento sequencial de novos vírus desde os anos 80, como o da imunodeficiência humana (HIV), síndrome respiratória aguda grave (SARS), influenza H1N1, síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e agora o Sars-Cov-2 da Covid-19.


Ampla formação, diversas responsabilidades.


O Infectologista necessita de amplo conhecimento em diversas áreas da Medicina, de visão global e integrada tanto do paciente quanto do ambiente onde vive, não se limitando a um único órgão, sistema ou conjunto restrito de doenças. É um profissional que estuda, investiga, previne, controla e trata dezenas de doenças, muitas das quais iremos abordar em detalhes aqui no blog da Clínica Médica Kosop.

Para marcar consultas com nosso infectologista, Dr. Ricardo Kosop, utilize nossos canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page