• Kosop Clínica Médica

Novembro Azul. A prevenção é a solução contra o câncer de próstata.


Novembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção do câncer de próstata, além de outras doenças masculinas. Um em cada 9 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. E a cada 41 homens, pelo menos 1 morrerá por causa da doença que, se detectada precocemente, possui tratamento com elevados graus de sucesso.


As origens do Novembro Azul.


A campanha Novembro Azul foi adaptada do Movember, uma ação que nasceu em 2003, meio sem querer, em uma conversa entre amigos em Melbourne na Austrália. Travis Garone e Luke Slaattery estavam trocando ideias sobre o que fazer para o bigode voltar a ser uma tendência. Para motivar seus amigos a crescerem o bigode, decidiram apelas para um argumento muito mais importante: a saúde masculina e a prevenção do câncer de próstata. Criaram uma campanha beneficente cobrando dez dólares por participante de um concurso de “melhor bigode” e doaram o dinheiro para uma instituição.

Em 2004, com a boa repercussão da ideia, decidiram abordar a Fundação Australiana do Câncer de Próstata para endossar formalmente a causa. Em 2006, a campanha já tinha crescido tanto que os fundadores estabeleceram uma instituição de caridade oficial: a Fundação Movember. Com o sucesso, passaram a se dedicar em tempo integral. A campanha foi lançada na Nova Zelândia naquele ano e, em 2007, os fundadores decidiram expandir internacionalmente, lançando-a nos EUA, Canadá, Espanha e Reino Unido. Hoje, a campanha é oficial e foi abraçada em dezenas de países, incluindo o Brasil.


O câncer de próstata no Brasil.


Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo de neoplasia mais comum entre os homens, sendo a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve tumores malignos no país. Dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer mostram que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata no Brasil. O INCA estima também que, entre 2020 e 2022, sejam diagnosticados no país 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano. Esse valor corresponde a um risco de aproximadamente 63 casos novos a cada 100 mil homens.

Por isso, previna-se. Se você tem acima de 40 anos, deixe o tabu de lado e marque pelo menos uma consulta preventiva por ano no seu urologista de confiança. O urologista Dr. Alzemir Santos da Silva Jr está à disposição na Clínica Médica Kosop: basta ligar (41) 3022-6472 ou mandar um Whats para (41) 99111-6472 e marcar sua consulta.

2 visualizações

©  2019 por GAS Branding e Comunicação

KOSOP CLÍNICA MÉDICA

Segunda a sexta

8h às 18h

CONTATOS E AGENDAMENTO

(41) 3022-6472

(41) 99111-6472

contato.kosopcm@gmail.com

Av. João Gualberto, 1342 - sala 1813 | Juvevê, Curitiba 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Facebook Icon

Diretor técnico médico: Dr Ricardo Paul Kosop – CRM/PR 28565