Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental. Trata-se de uma iniciativa muito importante, especialmente para o momento atual, pois o ano passado foi muito difícil e desafiador para todos – resultado das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.
Janeiro foi o período escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas nas resoluções e metas para o ano. É a hora de planejar e iniciar os compromissos que vão se desenrolar ao longo de 12 meses. É um momento de renovação, ideal para conscientizar as pessoas a respeito da saúde mental.
Depressão, ansiedade e fobia são alguns dos transtornos que englobam a saúde mental e que precisam ser cuidados seriamente.
A saúde mental no Brasil.
O país contabiliza altos números de pessoas com problemas de ordem psicológica e por isso a importância de incentivar o debate e o tratamento. Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de atendimentos referentes à saúde mental realizados pelos planos de saúde tem crescido muito. As consultas médicas cresceram apenas 0,5%, as psiquiátricas 19,5% e as sessões de psicologia aumentaram 35,6%.
Isso é um sinal que as pessoas estão buscando alternativas de prevenção e tratamento. Para Christian Dunker, professor da Universidade de São Paulo (USP) e psicanalista, “o primeiro passo é desenvolver a capacidade de avaliar, acompanhar e reconhecer nossas próprias vulnerabilidades psíquicas, além de perceber situações de conflito”.
Estamos todos juntos pela saúde mental!
A saúde mental é um trabalho permanente, coletivo e de todos. Assim, cuidar do bem-estar psíquico deve ser algo presente na rotina, inclusive no ambiente de trabalho. Mantenha um estilo de vida saudável, com boa alimentação, prática de exercícios físicos e atividades prazerosas. E procure ajuda especializada sempre que notar qualquer sinal de depressão. A Clínica Kosop tem dois profisisonais de saúde mental em seu corpo clínico: a Dra. Nilce Mitiko Yamamoto e o Dr. Marcelo Yamamoto.
Marque a sua consulta através do telefone (41) 3022-6472, WhatsApp (41) 99111-6472 ou e-mail contato.kosopcm@gmail.com.
Comments