top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Hábitos para se proteger das doenças infecciosas.


As doenças infecciosas são diversas e muito comuns. Causadas por microrganismos como bactérias, vírus, fungos ou parasitas, podem ser transmitidas por outras pessoas, pelo meio ambiente, contato com animais ou picadas de insetos.


São exemplos de doenças infecciosas a gripe comum, gripe influenza, h1n1, catapora, difteria, AIDS (HIV), malária, sarampo, meningite, caxumba, poliomielite, rubéola, síndrome respiratória aguda grave (SARS), doenças sexualmente transmissíveis, herpes zoster, tétano, tuberculose e a Covid-19 (novo coronavírus).


Como prevenir a propagação de doenças infecciosas.


Alguns hábitos podem prevenir o risco de se infectar ou de transmitir doenças infecciosas para outras pessoas. Confira essas dicas e cuide-se bem!

  1. Lave as mãos com frequência, principalmente antes e depois de preparar os alimentos, antes de comer e depois de usar o banheiro.

  2. Seja vacinado. A imunização pode reduzir drasticamente suas chances de contrair muitas doenças. Mantenha suas vacinas em dia.

  3. Use antibióticos com sensatez. Tome antibióticos somente quando prescritos. A menos que seja instruído de outra forma ou seja alérgico, tome todas as doses prescritas de seu antibiótico, mesmo se você começar a se sentir melhor antes de terminar a medicação.

  4. Fique em casa se tiver sintomas. Não vá para o trabalho, escola ou faculdade se estiver vomitando, tiver diarreia ou febre.

  5. Tenha cuidado na preparação de alimentos. Mantenha os balcões e outras superfícies da cozinha limpos ao preparar as refeições. Além disso, refrigere imediatamente as sobras. Não deixe os alimentos cozidos permanecerem em temperatura ambiente por um longo período de tempo.

  6. Capriche na limpeza da sua casa. Desinfete a cozinha e o banheiro - dois cômodos que podem conter alta concentração de bactérias e outros agentes infecciosos.

  7. Pratique o sexo seguro: use preservativos.

  8. Não compartilhe itens pessoais. Use sua própria escova de dentes, pente ou lâmina de barbear. Evite compartilhar copos ou talheres.

  9. Viaje com sabedoria. Não voe se estiver doente. Com tantas pessoas confinadas em uma área tão pequena, você pode infectar outros passageiros do avião ou do ônibus. Dependendo do seu destino, converse com seu médico sobre quaisquer imunizações ou vacinas obrigatórias de que possa precisar.

Com um pouco de bom senso e as devidas precauções, você pode evitar doenças infecciosas e evitar sua propagação.


E caso precise de um especialista em Infectologia em Curitiba-PR, conte com o Dr. Ricardo Kosop. Marque sua consulta através doWhatsApp (41) 99111-6472, telefone (41) 3022-6472 ou do Doctoralia: https://www.doctoralia.com.br/ricardo-paul-kosop/infectologista/curitiba


Lista adaptada do artigo elaborado pelo Community Health Workers.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page