top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

HPV: o que é, sintomas, causas e tratamentos.



O que é o HPV.


O HPV (sigla em inglês para Papilomavírus Humano) é um vírus que infecta a pele ou mucosas (oral, genital ou anal) das pessoas, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus. É a Infecção Sexualmente Transmissível mais comum no Brasil e em todo o mundo.


Sintomas e como o vírus é transmitido.


A transmissão do HPV se dá por contato direto com a pele ou mucosa infectada. A principal forma de transmissão é pela via sexual, que pode ocorrer mesmo na ausência de penetração. Também pode haver transmissão durante o parto.


Como muitas pessoas infectadas pelo HPV não apresentam sinais ou sintomas,

elas não sabem que têm o vírus, mas podem transmiti-lo. Os sintomas podem incluir verrugas nos órgãos genitais ou na pele circundante.


Prevenção e diagnóstico.


Vacinar-se contra o HPV é a medida mais eficaz para se prevenir contra a infecção. Ressalta-se, porém, que a vacina não é um tratamento e não apresenta eficácia contra infecções ou lesões por HPV já existentes. A vacina não previne infecções por todos os tipos de HPV, mas é focada para os tipos mais frequentes. São também formas de prevenção o exame do câncer do colo do útero e o uso de preservativo.


O diagnóstico do HPV é atualmente realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo das lesões. As lesões clínicas podem ser diagnosticadas por meio do exame clínico urológico, ginecológico e dermatológico. Já as subclínicas, por exames preventivos como Papanicolau e colposcopia, além de biopsias e histopatologia, a fim de distinguir as lesões benignas das malignas.


O tratamento do HPV.


O tratamento das verrugas é a destruição das lesões através de terapias químicas, procedimentos cirúrgicos e estimuladores da imunidade. Deve ser individualizado, com acompanhamento médico exclusivo. É importante lembrar que o tratamento das verrugas não elimina o vírus, que pode causar novas lesões no futuro.


Fonte: Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Você pode tratar da HPV na Kosop Clínica Médica em Curitiba-PR com o infectologista Dr. Ricardo Kosop e o urologista Dr. Alzemir Santos da Silva Jr.


Ligue (41) 3022-6472 ou mande um Whats para (41) 99111-6472 e marque a sua consulta.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page