• Kosop Clínica Médica

Dia Mundial de Combate à Tuberculose.



Todos os anos, em 24 de Março, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. O objetivo é aumentar a conscientização pública sobre as consequências sociais e econômicas da doença, além dos efeitos devastadores para a saúde, dessa verdadeira epidemia global. A data foi criada em 1982 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch, abrindo caminho para o diagnóstico e a cura da doença.


A tuberculose continua a ser uma das doenças infecciosas mais letais do mundo. Todos os dias, quase 4 mil pessoas perdem a vida devido à tuberculose e cerca de 28 mil pessoas adoecem com esta enfermidade evitável e curável.


O tema do Dia Mundial da Tuberculose em 2021 é “O tempo não para” e comunica a mensagem que o mundo está ficando sem tempo para cumprir os compromissos de erradicar a tuberculose assumidos pelos líderes globais no passado - um cenário especialmente crítico no contexto da pandemia da Covid-19.


A tuberculose no Brasil e no mundo.


A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e as meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Segundo estimativas da OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhões de mortes por ano no mundo.

O Brasil ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos de tuberculose no mundo. Embora seja uma doença passível de ser prevenida, tratada e mesmo curada, ainda mata cerca de 5 mil pessoas todos os anos no Brasil.

Para marcar consultas com o nosso infectologista Dr. Ricardo Kosop, mande um WhatsApp para (41) 99111-6472 ou ligue (41) 3022-6472.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo