• Kosop Clínica Médica

Dia Internacional da Luta Contra a Aids.


O Dia Internacional da Luta Contra a AIDS ocorre em 1º de dezembro de cada ano. É uma oportunidade para as pessoas em todo o mundo se conscientizarem na luta contra o HIV e dar suporte às pessoas que vivem com o vírus.


Presente no calendário desde 1988, foi a pioneira entre as datas globais relativas à saúde. Atualmente, estima-se que 38 milhões de pessoas vivem com o vírus. Apesar de ter sido identificado apenas em 1984, mais de 35 milhões de pessoas morreram de HIV ou AIDS, tornando-se uma das pandemias mais letais da história.


A AIDS no Brasil: um momento preocupante.


De acordo com dados apresentados pelo Ministério da Saúde em 2019, são cerca de 900 mil pessoas com HIV no Brasil, sendo que 766 mil foram diagnosticadas, 594 mil fazem tratamento com antirretroviral e 554 mil não transmitem o HIV.


O balanço aponta ainda que o número de contaminados continua subindo no país: há um ano, eram 866 mil pessoas. Somente no ano passado, foram notificados 43,9 mil novos casos. É possível também observar uma tendência de epidemia em uma faixa específica da população: homens jovens, na faixa etária entre 25 e 39 anos.


Não há cura para a AIDS, mas o sucesso das políticas públicas de combate à doença é visível. Disponível desde 1996 no Sistema Único de Saúde, o tratamento e orientação aos pacientes mais do que dobra o tempo de sobrevivência dos pacientes.


Preservativos e antirretrovirais: caminhos para a prevenção.


Já é possível prevenir o HIV antes da sua transmissão, por meio da chamada Profilaxia Pré-exposição (PrEP). A PrEP uma estratégia de prevenção que envolve a utilização de um medicamento antirretroviral (ARV), por pessoas não infectadas, para reduzir o risco de aquisição do HIV através de relações sexuais. O uso de preservativos é sempre recomendado, pois evita essa e outras doenças sexualmente transmissíveis. Lembramos que a doença é transmitida através de relações sexuais, transfusões de sangue e através da chamada transmissão vertical, da mãe para o filho, durante a gravidez, parto ou amamentação.


O Dia Internacional da Luta Contra a AIDS é importante porque lembra à população e aos governos que o HIV não desapareceu. Pelo contrário: ainda há a necessidade vital de arrecadar dinheiro para pesquisa, aumentar a prevenção, combater o preconceito e melhorar a educação.


Nosso infectologista, Dr. Ricardo Kosop, é especialista na detecção e tratamento de AIDS. Para marcar consultas, utilize nossos canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©  2019 por GAS Branding e Comunicação

KOSOP CLÍNICA MÉDICA

Segunda a sexta

8h às 18h

CONTATOS E AGENDAMENTO

(41) 3022-6472

(41) 99111-6472

contato.kosopcm@gmail.com

Av. João Gualberto, 1342 - sala 1813 | Juvevê, Curitiba 

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS

  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • White Facebook Icon

Diretor técnico médico: Dr Ricardo Paul Kosop – CRM/PR 28565