A menopausa é um estágio natural na vida de uma mulher, que marca o fim da menstruação e da capacidade reprodutiva. É um processo biológico que ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode variar em cada mulher. A menopausa afeta milhões de mulheres em todo o mundo e pode ter um impacto significativo em sua qualidade de vida.
Sintomas
Durante a menopausa, ocorrem mudanças hormonais no corpo da mulher, principalmente na produção de estrogênio e progesterona. Essas alterações podem causar uma série de sintomas, como:
fogachos (ondas de calor);
suores noturnos;
alterações de humor;
dificuldade para dormir;
ressecamento vaginal;
diminuição da libido;
alterações ou ausência do ciclo menstrual;
entre outros.
Esses sintomas podem variar em intensidade e duração de mulher para mulher e manter hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular, gerenciamento do estresse e descanso adequado podem ajudar a promover o bem-estar geral e lidar com os sintomas dessa fase.
Quais são os suplementos vitamínicos necessários nessa fase?
A indicação de suplementação varia de acordo com os hábitos alimentares de cada mulher. Vamos ver abaixo alguns pontos importantes:
Vitamina D e cálcio: A menopausa está associada a uma maior perda óssea, aumentando o risco de osteoporose. Portanto, suplementos de vitamina D e cálcio podem ser recomendados para manter a saúde óssea caso a mulher não tenha a ingesta adequada de cálcio via alimentar.
Saúde muscular: extremamente importante nessa fase da vida, em que a ausência do estrogênio e aumento do FSH levam a uma mudança da composição corporal, com redução da massa muscular e aumento do percentual de gordura com acúmulo principalmente em região abdominal. Portanto, otimizar a ingestão de proteína na alimentação e praticar exercícios de resistência é fundamental.
Vitaminas do complexo B: As vitaminas do complexo B desempenham um papel importante na saúde do sistema nervoso e podem ajudar a regular o humor e reduzir a fadiga, sintomas frequentemente associados à menopausa. A reposição está indicada em caso de deficiência documentada por exame laboratorial.
Colágeno: A suplementação de colágeno é bastante controversa, visto que a maior parte do colágeno utilizado via oral é digerido no nosso trato digestivo, não sendo recomendado seu uso de rotina.
É importante ressaltar que o uso de suplementos pode variar conforme cada mulher, e que em alguns casos também é necessário fazer a reposição hormonal, sendo necessária a avaliação e acompanhamento profissional. As especialidades médicas recomendadas são Ginecologia e Endocrinologia. Além disso, um acompanhamento com Nutricionista também pode ajudar a amenizar os sintomas da menopausa e proporcionar maior qualidade de vida.
Conte com a Clínica Kosop para te ajudar a cuidar da sua saúde! Visite nosso site ou entre em contato pelos telefones abaixo:
📞(41) 3022-6472
📱 (41) 99111-6472
Commentaires