A menopausa é o fim natural da capacidade do corpo de engravidar. O organismo começa a produzir cada vez menos os hormônios necessários para o ciclo menstrual. Progressivamente, os ovários param de liberar óvulos, os períodos menstruais mudam, se tornam instáveis e, eventualmente, param.
Como se trata de uma questão predominantemente hormonal, o especialista que trata das consequências da menopausa é o médico endocrinologista.
Uma vez que a menstruação tenha cessado, os níveis de estrogênio no corpo irão diminuir gradualmente. Além disso, o outro hormônio feminino, chamado progesterona, não será mais produzido pelo corpo lúteo e a placenta. Essas mudanças hormonais podem intensificar sintomas como ondas de calor e oscilações de humor.
Uma dieta saudável e exercícios regulares, junto com mudanças comportamentais simples, podem melhorar alguns sintomas.
Conheça 10 sintomas frequentes da menopausa.
Ausência total da menstruação por pelo menos 12 meses.
Ondas de calor pelo corpo.
Suor noturno.
Mudanças cognitivas como dificuldade em lembrar nomes, trajetos, perda de foco, etc.
Falta de lubrificação vaginal.
Coceira vaginal e/ou na vulva.
Coceira generalizada.
Perda óssea.
Mudanças de humor e irritabilidade.
Dificuldade em pegar no sono.
Se a menopausa trouxer problemas ao seu dia a dia, procure ajuda especializada.
Quando os sintomas da menopausa se tornam incômodos, existem tratamentos hormonais que podem melhorar a sua qualidade de vida nesse período de transição. A terapia de reposição hormonal, por exemplo, pode aliviar os sintomas. Existem diversos tratamentos, alguns com reposição de estrogênio e progesterona e outros somente com estrogênio.O melhor método será definido pelo médico, conforme as características de cada caso.
Para marcar uma consulta com a endocrinologista Dra. Rafaela Kosop, entre em contato com aKosop Clínica Médica:(41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.
Comments