Por que o brócolis é um alimento saudável na sua dieta?

O brócolis é um alimento saudável e um dos vegetais mais ricos em nutrientes que alguém pode incluir em sua dieta. Possui uma grande variedade de benefícios nutricionais e medicinais. O mais importante deles é a sua capacidade de prevenir diversas formas de câncer, melhorar a digestão, reduzir os níveis de colesterol e desintoxicar o organismo. Confira 5 motivos para incluir o brócolis na sua dieta, dicas das nossas nutricionistas Maria Clara Peixoto Lopes e Marília Zaparolli Ramos.

O brócolis é rico em vitaminas.

O brócolis é rico em vitaminas A, B6 e K, entre outras. Juntos, esses nutrientes ajudam a manter o sistema imunológico ativo (vitamina A), o sangue fluindo e a absorção de cálcio (vitamina K) e a construção muscular (vitamina B6).

O brócolis ajuda a desintoxicar o corpo.

O brócolis ajuda a desintoxicar o corpo, pois contém vitamina C, enxofre e diversos aminoácidos que ajudam a remover radicais livres e toxinas do seu organismo.

É uma das maiores fontes de Vitamina C.

Uma xícara de brócolis picado contém aproximadamente 80 gramas de vitamina C - mais do que uma laranja inteira. Ou seja, aumenta sua imunidade e faz muito bem para a pele, mantendo-a jovem.

Faz bem para o pulmão e todo o sistema respiratório.

Em dias de Covid-19, doença que ataca o pulmão, o brócolis é um alimento perfeito para ajudar a fortalecer o seu sistema respiratório. Ele contém sulforafano - uma substância que ajuda a proteger contra a inflamação que leva a condições respiratórias mais graves como a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica), asma ou rinite alérgica.

Brócolis reduz o risco de doenças cardíacas.

Além do alto teor de fibra, o brócolis também tem alto nível de concentração de betacaroteno e ômega-3, contribuindo para uma boa circulação e um coração saudável.