• Kosop Clínica Médica

Pós-cirurgia bariátrica: a importância da hidratação.



Parece simples: para se manter hidratado após a cirurgia bariátrica, basta beber mais água, certo? Errado!


Nem sempre isso é uma tarefa fácil para os pacientes. Devido ao tamanho reduzido do estômago, fica mais difícil consumir líquidos. Um copo cheio de água, como você tomava antes, é uma tarefa impossível de concretizar logo após a cirurgia.


Talvez por isso, a desidratação é a principal causa de readmissão hospitalar após a cirurgia bariátrica. Para evitá-la, o planejamento é fundamental. E hoje reunimos algumas dicas da nossa dupla de nutricionistas Maria Clara Peixoto Lopes e Marília Zaparolli Ramos, além da nossa endocrinologista Dra. Rafaela Kosop. Confira:


Dicas de hidratação após a cirurgia bariátrica.


- Beba frequentemente ao longo do dia, de golinho em golinho, ao invés de se hidratar de uma vez só.


- Beba lentamente. Beber muito rápido ou engolir em seco pode causar dor, inchaço ou outras intolerâncias.

- Tenha um plano para beber quantidades definidas de líquidos em determinados horários do dia. Estabeleça um cronograma diário com a sua nutricionista.


- Defina lembretes ou use um aplicativo de smartphone para lembrar os horários de ingestão de líquido. Isso aumentará a sua consciência e garantirá que você vai cumprir direitinho os seus objetivos. - Beber água ou algum líquido que você goste, como um chá ou suco de frutas, pode prevenir a dor e permitir mais espaço para alimentos ricos em nutrientes na hora de comer. - Não esqueça que os líquidos não podem conter cafeína, açúcar ou álcool. Carbonatados também estão proibidos!


- Conforme for se recuperando da cirurgia e o inchaço abdominal diminui, você será capaz de beber em maiores quantidades num espaço menor de tempo. Mas por enquanto, tenha paciência!


Se você deseja saber se é um bom candidato para a cirurgia bariátrica, entre em contato com aKosop Clínica Médica:(41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.

7 visualizações0 comentário