top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Dia Internacional da Tireoide.



Os hormônios produzidos pela tireoide regulam o metabolismo do corpo e afetam funções corporais como a frequência cardíaca, o nível de energia e a taxa pela qual o corpo produz energia a partir dos nutrientes e oxigênio, entre outras.


Hoje em dia, todos conhecem pelo menos alguém que já foi afetado por doenças ou pelo câncer da tireoide. Por isso foi criado o Dia Mundial da Tireoide, com objetivo de aumentar a conscientização da população, por meio da educação, a respeito da importância do funcionamento ideal da glândula tireoide em todos os períodos da vida: infância, adolescência, vida adulta, velhice e em especial durante a gravidez.


A data também promove o conhecimento dos sintomas e o amplo acesso ao diagnóstico e tratamento.


A história do Dia Mundial da Tireoide.


Durante um congresso em Leipzig, na Alemanha, realizado em Setembro de 2007, os membros da Thyroid Federation International decidiram criar um “Dia Mundial da Tireoide”. Eles escolheram o dia 25 de maio porque já existia um Dia Nacional de Conscientização sobre a Tireoide nessa mesma data em alguns países escandinavos.


Durante o evento, os representantes da federação colocaram um pequeno pôster em seu estande com o título “25 de maio é o Dia Mundial da Tireoide”. Em seguida, foi criado um logotipo e ficou decidido que a data seria celebrada a partir do ano seguinte. Um começo modesto, mas que ganhou o mundo.


Distúrbios da tireoide: um problema global.


Os distúrbios da tireoide são muito comuns, afetam pessoas de todas as idades e apresentam uma grande variedade de sintomas. Eles aparecem mais nas mulheres do que nos homens e uma em cada dez pessoas em todo o mundo sofre ou irá ter algum tipo de problema na tireoide.


Os casos mais comuns são o hipertireoidismo (aumento anormal da atividade tireoidiana), o hipotireoidismo (diminuição anormal da atividade tireoidiana), a tireoidite (inflamação da glândula tireoide) e o câncer da tireoide. Em diversas ocasiões, são causados ​​pela deficiência de iodo.


Já tratamos dos problemas mais recorrentes da tireoide aqui mesmo nesse blog. Confira clicando aqui.


Nossa sócia e fundadora, a endocrinologista Dra. Rafaela Kosop, é especialista em tireoide e está disponível para consultas através dos telefones(41) 3022-6472 e (41) 99111-6472 (WhatsApp).

13 visualizações0 comentário
bottom of page