top of page
Foto do escritorKosop Clínica Médica

Os 3 principais problemas da tireoide e seus sintomas.

Atualizado: 2 de ago. de 2023



A tireoide é uma glândula [endocrinologia], localizada no pescoço, logo abaixo do pomo-de-adão, com formato de uma borboleta. Ela produz hormônios importantes para o organismo, que ajudam a controlar muitos dos processos metabólicos do corpo, como frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura corporal e peso.


Os hormônios produzidos pela tireoide.


São dois os hormônios produzidos pela tireoide. Um é chamado de tiroxina e contém quatro átomos de iodo em sua molécula. Por isso é também conhecido como T4. O outro tem o nome de tri-iodotironina, possui três átomos de iodo e é abreviado com a sigla T3. Nas células e tecidos do corpo, o T4 é convertido em T3. É o T3, derivado do T4 ou secretado como T3 pela glândula tireoide, que é biologicamente ativo e influencia a atividade de todas as células.


Os 3 principais tipos de problemas da tireoide.


Quando a tireoide fica hiperativa (hipertireoidismo), hipoativa (hipotireoidismo) ou com nódulos, a consequência é uma série de problemas de saúde. Por isso separamos os sintomas dos 3 principais problemas da tireoide nessa lista. Lembrando que, uma vez diagnosticados, os problemas da tireoide têm tratamento.

  • Hipotireoidismo - ocorre quando a tireoide está hipoativa e não produz hormônio suficiente. O hipotireoidismo pode durar anos sem apresentar qualquer sintoma. Quando aparecem, podem incluir fadiga, incapacidade de tolerar o frio, prisão de ventre, pele seca, aumento de peso, memória fraca e depressão.

  • Hipertireoidismo - ocorre quando a tireoide está hiperativa e produz uma quantidade excessiva de hormônio. Sintomas mais comuns de hipertireoidismo são ansiedade, nervosismo, incapacidade de tolerar o calor, palpitações cardíacas, cansaço, perda de peso e tremor de extremidades.

  • Nódulos de tireoide - ocorre geralmente por predisposição genética e na grande maior parte das vezes não tem nenhum sintoma. Pode ser sintomático se o nódulo produzir muito hormônio e gerar um quadro de hipertireoidismo ou nódulos muito grandes que podem causar sintomas compressivos, como engasgos e dificuldade para engolir.


O especialista que trata dos problemas da tireoide é o médico endocrinologista.


Para marcar uma consulta com a endocrinologista Dra. Rafaela Kosop, entre em contato com aKosop Clínica Médica:(41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.


29 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page