top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

5 dicas saudáveis para as festas de fim de ano.


O fim do ano é uma época em que as famílias se reúnem em volta da mesa em ceias fartas e abundantes. E, muitas vezes, são nessas datas em que “saímos do sério” e abusamos da comida, atrapalhando nossos hábitos saudáveis e objetivos de peso e dieta.


Por isso elaboramos algumas dicas para que você, sem abrir mão do prazer, consiga manter a saúde em dia, entrando no ano novo sem precisar “tirar o prejuízo”.


Confira:

  1. Continue a praticar esportes. A maioria das pessoas desiste do exercício durante o Natal e o Reveillon. Não desanime! Corra, nade ou pedale mesmo durante o dia 24 ou 31, antes das festas. Você se sentirá muito bem e ficará ainda mais feliz em desfrutar de uma excelente refeição com seus entes queridos mais tarde.

  2. Coma devagar. A mastigação é a primeira etapa da digestão. Aproveite para apreciar lentamente a sua refeição.

  3. Limite o consumo de álcool, pão e outros carboidratos, especialmente pão com manteiga ou bebidas destiladas com alto teor alcoólico.

  4. O peru de Natal é uma tradição da ceia natalina. Sua carne é uma excelente fonte de proteínas e não é gordurosa. Portanto, prefira essa opção ao churrasco ou pernil de porco. Como acompanhamento, escolha legumes assados, purê de vegetais ou cogumelos. Castanhas vão bem com carne porque equilibram a acidez das proteínas, mas consuma em pequenas quantidades porque são muito ricas em calorias.

  5. Não abuse da sobremesa. O panetone e, principalmente, o chocotone são muito ricos em calorias. Você pode desfrutar de uma pequena porção acompanhado de uma salada de frutas.

Depois da ceia, dê um passeio e tome um pouco de ar fresco. Uma caminhada, mesmo rápida, facilitará a oxigenação, essencial para a desintoxicação, e proporcionará um momento agradável de convívio familiar.


No dia seguinte, tome um suco detox e pratique atividade física. Desta forma, você garante boa saúde durante o período de festas.


Para marcar consultas de Nutrição com as Dras. Marília Zaparolli ou Dra. Maria Clara Peixoto Lopes utilize nossos canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page