top of page
  • Foto do escritorJosé Augusto Cruz

Saúde masculina: a importância dos cuidados preventivos

A saúde masculina é um assunto importante que merece atenção, principalmente neste mês de Novembro Azul. Apesar dos avanços da medicina, os homens ainda têm uma taxa de mortalidade mais alta do que as mulheres. Isso ocorre, em parte, porque os homens costumam cuidar menos da saúde.

Segundo dados do Ministério da Saúde, os homens têm uma taxa de mortalidade 25% maior do que as mulheres. Além disso, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), sua expectativa de vida é, em média, 5 anos menor que a das mulheres. Os homens também são menos propensos a fazer check-ups médicos regulares e exames preventivos.


A falta de cuidados preventivos pode resultar em problemas de saúde graves, que podem até mesmo ser fatais. Por exemplo, apenas 45% dos homens fazem o exame de próstata, no entanto, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens e se diagnosticado precocemente, tem cura em 90% dos casos.

Homens também têm maior probabilidade de morrer de doenças cardiovasculares, câncer e acidentes, além de maior probabilidade de sofrer de depressão, ansiedade e problemas de saúde mental. Esses problemas também podem ser prevenidos ou tratados com cuidados médicos adequados.


Aqui estão algumas dicas para os homens se cuidarem melhor:

  • Faça check-ups médicos regulares.

  • Faça exames preventivos, como o exame de próstata.

  • Siga um estilo de vida saudável, incluindo alimentação saudável, exercícios físicos regulares e evite o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas.

Cuidar da saúde é um ato de amor próprio. Por isso, tanto os homens quanto as mulheres devem se conscientizar da importância dos cuidados preventivos e fazer o que for necessário para se manterem saudáveis.

Se você precisar de uma consulta especializada, nosso corpo clínico conta com Endocrinologista, Nutricionistas, Gastroenterologista, Infectologista e Psiquiatra. Agende sua consulta pelo site ou pelos contatos abaixo e comece hoje mesmo a cuidar da sua saúde!


(41) 3022-6472 (41) 99111-6472


Fontes:

Organização Mundial da Saúde

Ministério da Saúde

Sociedade Brasileira de Urologia

Instituto Nacional do Câncer

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page