top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Os sintomas e causas do diabetes.


O diabetes é um problema de saúde caracterizado pela deficiência de produção de insulina, que faz com que o nível de açúcar no sangue fique mais alto do que o normal. É uma doença que pode avançar muito rapidamente ou ser silenciosa. De qualquer forma, provoca complicações diversas para a saúde e, por isso, precisa ser diagnosticada, tratada e controlada. Nesse texto, vamos abordar os sintomas e as causas do diabetes. O acompanhamento e tratamento do diabetes deve ser feito por um médico especializado em Endocrinologia, como a Dra. Rafaela Kosop da Kosop Clínica Médica em Curitiba.


Os tipos mais comuns de diabetes.


Na bibliografia médica, atualmente existem diversas classificações dos tipos de diabetes. Separamos as mais comuns:


  1. Diabetes Tipo 1 Responsável por cerca de 10% dos casos, a Diabetes Tipo 1 geralmente é diagnosticada na infância ou na adolescência. Caracteriza-se pelo ataque às células beta pelo sistema imunológico, fazendo com que pouca ou nenhuma insulina seja liberada no organismo. É tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas.

  2. Diabetes Tipo 2 É a mais comum, com aproximadamente 90% dos casos. Acontece quando o organismo não consegue utilizar de forma adequada a insulina que produz. Seu tratamento depende da gravidade do caso. Pode ser controlada somente pela alimentação e atividade física, mas também pode exigir uso de insulina e outros medicamentos para o controle da glicose.

  3. Diabetes Gestacional Ocorre na gravidez e é causada pelo desequilíbrio hormonal que acaba reduzindo a ação da insulina. Para compensar esse quadro, o pâncreas geralmente aumenta a produção da mesma. Quando isso não ocorre, as mães desenvolvem o quadro de diabetes gestacional, que possui consequências tanto para a gestante quanto para o bebê.


As causas do diabetes.


A quantidade de açúcar no sangue é controlada por um hormônio chamado insulina, que é produzido pelo pâncreas (uma glândula atrás do estômago). Quando o alimento é digerido, parte dele entra na corrente sanguínea. Nesse processo, a insulina leva a glicose do sangue para as células, onde é quebrada para produzir energia. O organismo de quem tem diabetes não consegue transformar a glicose em energia. Isso ocorre porque não há insulina suficiente para mover a glicose ou a insulina produzida não funciona da forma adequada. Não há como diminuir o risco de diabetes tipo 1. Já o tipo 2 pode ser controlado ou atenuado por meio de uma alimentação saudável, exercícios e manutenção do peso ideal.

Os principais sintomas do diabetes.


Se você sentir um ou mais sintomas da lista abaixo, procure um médico endocrinologista e verifique se não se trata de diabetes.


  • Necessidade de ir ao banheiro para urinar com mais frequência do que o normal, principalmente à noite.

  • Sede constante.

  • Cansaço frequente.

  • Perda de peso e/ou de massa muscular.

  • Cortes e feridas que demoram para cicatrizar.

  • Visão embaçada.

5 visualizações0 comentário
bottom of page