top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Os sintomas da Síndrome do Pânico.



Entender a Síndrome do Pânico significa compreender e diferenciar os diversos tipos de transtornos de ansiedade. A ansiedade domina os sintomas clínicos nos transtornos de ansiedade, que podem ser persistentes ou episódicos. Os transtornos de ansiedade episódicos são classificados por serem regularmente desencadeados por um estressor específico (fobia) ou não (transtorno do pânico).


Os pacientes da Síndrome do Pânico experimentam ataques de pânico recorrentes não desencadeados por um estressor. Ataques de pânico não são transtornos mentais. Trata-se de um período de ansiedade elevada que afeta grande parte da população. Já a Síndrome do Pânico é caracterizada pela repetição de ataques de pânico acompanhados por um medo persistente de ter ataques adicionais.


Critérios para o diagnóstico da Síndrome do Pânico:


Se uma pessoa teve apenas ataques de pânico, não necessariamente tem Síndrome do Pânico. O ataque pode ser caracterizado como um transtorno de ansiedade, ou causado por outros transtornos mentais ou médicos. Para diagnosticar um transtorno de pânico real, os seguintes critérios devem ser atendidos:


  1. Ataques de pânico recorrentes e inesperados: pelo menos um ataque seguido por outro com intervalo de um mês entre um e outro.

  2. Preocupação persistente com novos ataques e suas consequências (por exemplo, perder o controle, ter um ataque cardíaco, etc).

  3. Mudança comportamental significativa.

  4. Quando os sintomas não são causados por efeitos fisiológicos de uma substância (por exemplo, medicamento ou droga ilícita) ou outra condição médica (por exemplo, hipertireoidismo ou distúrbios cardiopulmonares).

  5. Quando a causa dos ataques não são atribuíveis a outro transtorno mental, como transtorno de ansiedade social, fobias, transtorno obsessivo-compulsivo ou estresse pós-traumático.

Agorafobia: geralmente ocorre junto com a Síndrome do Pânico. É o medo de lugares públicos, como transporte, locais lotados ou ficar ao ar livre. É mais comum em mulheres e leva a severas restrições na rotina diária do indivíduo.

Os sintomas do transtorno do pânico.


  1. Medo de morrer, perder o controle e enlouquecer.

  2. Impressão de desligamento do mundo exterior.

  3. Palpitações, taquicardia e dor no peito, geralmente confundida com infarto.

  4. Falta de ar e sufocamento.

  5. Suor excessivo, ondas de calor e calafrios.

  6. Náusea.

  7. Tontura ou vertigem.

  8. Adormecimento ou formigamento.

  9. Tremores.

Para marcar consultas com nossos psiquiatras Dr. Marcelo e Dra. Nilce, utilize os seguintes canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

12 visualizações0 comentário
bottom of page