top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Os impactos da Covid-19 na saúde mental.


A Organização Mundial de Saúde alerta para os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental. Medo, preocupação e estresse são respostas normais a ameaças percebidas ou reais, e às vezes quando nos deparamos com a incerteza ou o desconhecido. Portanto, é natural e compreensível que as pessoas estejam sentindo medo no contexto da pandemia Covid-19.


Somadas ao medo de contrair o vírus, estão as mudanças comportamentais em nossa vida diária, causados pela quarentena necessária para conter e retardar a propagação da doença. Diante das novas realidades do home office, desemprego, escolas fechadas e falta de contato físico com outros familiares, amigos e colegas, é importante cuidarmos da nossa saúde mental, bem como da nossa saúde física.


Uma situação sem precedentes na história recente.


A nova pandemia de coronavírus de 2019 (COVID-19) é uma emergência internacional de saúde pública sem precedentes na história moderna. Além do contexto biológico, encarar as consequências e restrições de uma pandemia representa um desafio à resiliência psicológica.


Estudos anteriores mostraram que epidemias e surtos de contaminação de doenças foram seguidos por drásticos impactos psicossociais para os indivíduos e a sociedade como um todo. Naturalmente, altos níveis de ansiedade, estresse e depressão já são observados na população e podem ser considerados tão graves quanto a epidemia em si.


É uma realidade que se apresenta para todos, mas é especialmente grave para quem está em home-office com os filhos, pessoas que precisam utilizar o transporte público para ir ao trabalho e, principalmente, para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à doença.


Hábitos saudáveis fortalecem a imunidade e fazem bem para a mente.


Procure regular o sono e a alimentação, pratique exercícios físicos com segurança e mantenha-se ocupado também com atividades prazerosas e estimulantes, como a leitura, por exemplo. São hábitos que fortalecem a sua imunidade e a saúde mental.


E lembre-se: se precisar de ajuda, procure um psicólogo ou um psiquiatra. Na Clínica Kosop, temos dois especialistas em saúde mental: a Dra. Nilce Mitiko Yamamoto e o Dr. Marcelo Yamamoto.


Marque a sua consulta:


(41) 3022-6472

(41) 99111-6472

6 visualizações0 comentário
bottom of page