top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Obesidade x Sobrepreso. As definições médicas.


Obesidade x Sobrepreso. As definições médicas. | Clínica Kosop

A definição médica de excesso de peso é baseada no índice de massa corporal (IMC). O IMC é medido em unidades de kg/m2, ou seja, para calculá-lo basta dividir o valor do seu peso em quilogramas pela segunda potência da sua altura em metros. O resultado desse cálculo é o seu IMC atual.

O sobrepeso é definido como um IMC entre 25,0 e 29,9 kg/m2. Um IMC é considerado normal entre 18,5 e 24,9. Ter IMC menor que 18,5 é um caso classificado como magreza ou baixo peso. Já abaixo de 16 indica que a pessoa tem grandes chances de apresentar desnutrição grave.

Assim como para o sobrepeso, a definição médica para obesidade depende do cálculo do IMC. Para ser classificado como obeso, o paciente deve ter IMC igual ou superior a 30,0. Quando o IMC passa desse índice, está na hora de procurar ajuda: os obesos têm, por exemplo, três vezes mais chances de ter problemas de hipertensão e diabetes.


Medi meu IMC e percebi que preciso emagrecer. Qual profissional eu devo procurar?


Da mesma forma que o organismo é complexo e formado por diversos órgãos, cada um com a sua função específica, a obesidade é um problema que será resolvido com sucesso por uma equipe multidisciplinar.

O profissional habilitado para o acompanhamento de um paciente acima do peso é o endocrinologista, especialmente aqueles que atendem em conjunto com um time de nutricionistas, educadores físicos e psicólogos. Para marcar consultas com a nossa endocrinologista Dra. Rafaela Kosop ou com as nutricionistas Dra. Marília Zaparolli e Dra. Maria Clara Peixoto Lopes, utilize os canais de comunicação da Clínica Médica Kosop em Curitiba: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

57 visualizações0 comentário
bottom of page