top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

O que é obesidade sarcopênica?



A sarcopenia é a perda de massa muscular e força física relacionada com o avanço da idade.O envelhecimento é acompanhado por mudanças fisioloógicas e corporais, com redistribuição dos músculos e tecidos adiposos. Há uma perda gradual de massa muscular (sarcopenia) e um aumento na quantidade de gordura corporal. É isso que caracteriza a obesidade sarcopênica.


A obesidade sarcopênica está aumentando em adultos com 65 anos ou mais. Essa síndrome geriátrica de alto risco e sérias consequências para a saúde pode ser evitada (ou adiada) através de acompanhamento médico especializado, boas práticas alimentares, exercícios físicos e pelo próprio conhecimento dos fatores de risco.


Os riscos para a obesidade e comprometimento muscular na terceira idade.


Atividade física - estilo de vida sedentário é um importante fator de risco para ganho de peso.


Inflamação - um estado constante pró-inflamatório pode ser um dos principais fatores na criação de um ciclo vicioso de diminuição da força muscular em pessoas obesas.


Resistência à insulina - a resistência à insulina em indivíduos obesos pode promover o catabolismo muscular, que é a quebra da massa muscular para gerar energia.


Desnutrição e perda de peso - o ganho de peso resulta do desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia. Os idosos tendem a absorver pouca proteína na dieta, o que pode prejudicar a renovação do músculo proteico, especialmente durante os períodos de perda de peso, que frequentemente coincidem com a sarcopenia acelerada.


O desequilíbrio entre obesidade e comprometimento muscular está associado à degeneração da saúde dos indivíduos mais velhos. Portanto, a identificação de pacientes idosos afetados deve ser uma meta essencial para pacientes da terceira idade e seus médicos.


Para marcar sua consulta com a endocrinologista Dra. Rafaela Kosop ou as nutricionistas Dra. Marília Zaparolli e Dra. Maria Clara Peixoto Lopes, entre em contato com pelos números(41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.

4 visualizações0 comentário
bottom of page