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O isolamento causado pela Covid-19 pode contribuir para a depressão? 
Veja como prevenir.


O isolamento social e a solidão durante a pandemia de COVID-19 podem levar à depressão, além de causar efeitos prejudiciais para a saúde em geral, especialmente para adultos mais velhos. Esta é a conclusão de um novo relatório compilado pela Academia Americana de Ciências, Engenharia e Medicina.


Antes mesmo da pandemia, foi constatado que mais de um terço dos adultos com 45 anos ou mais se sentem solitários e quase um quarto das pessoas com 65 anos ou mais são considerados socialmente isolados. Ou seja, é um problema que a sociedade deve encarar com mais seriedade, mesmo depois do fim das restrições da COVID-19.


O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA também relatou os seguintes dados:

  • O isolamento social aumenta significativamente o risco de morte prematura.

  • O isolamento social está relacionado a um aumento de 50% dos casos de demência, 29% de doenças cardíacas e 32% dos acidentes vasculares cerebrais.

  • A solidão ocasiona taxas mais altas de depressão, ansiedade e suicídio.

  • A solidão entre os pacientes com insuficiência cardíaca está associada a um risco quase quatro vezes maior de morte, 68% de aumento de hospitalizações e 57% dos casos de emergência.

A depressão associada à solidão e ao isolamento não deve ficar sem tratamento. Ela pode causar distúrbios do sono, fadiga e outros sintomas físicos que podem piorar as condições crônicas, incluindo diabetes, pressão alta e doenças cardíacas.


A melhor maneira de se prevenir: criar uma rotina de hábitos saudáveis.


Veja algumas dicas para superar o isolamento e não deixar a depressão dominar o seu dia-a-dia:

  • Evite as redes sociais e o excesso de informações no começo e no final do dia, especialmente nos locais onde prevalecem as mensagens de ódio e fake news.

  • Se estiver em home office, estabeleça uma rotina diária, com muita hidratação e alimentação saudável.

  • Distraia-se: divirta-se com seus filmes, séries, jogos e livros favoritos.

  • Mantenha-se bem hidratado. O ideal é consumir pelo menos 2 litros de água por dia.

  • Construa pontes: entre em contato com as pessoas que você ama!

Se precisar de ajuda, não hesite em procurar ajuda médica.


Para marcar consultas com nossos psiquiatras Dr. Marcelo e Dra. Nilce, utilize os seguintes canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.



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