Endocrinologia é o estudo das glândulas endócrinas do corpo. São elas que produzem hormônios, que são moléculas que funcionam como mensageiros por todo o corpo. Cada hormônio tem uma tarefa: é projetado para desencadear uma resposta específica em uma parte do organismo.
Endocrinologista: muito mais do que o “médico da tireóide”.
Endocrinologistas são médicos especializados em diagnosticar e tratar os distúrbios do sistema endócrino. Essa importante engrenagem do corpo humano é formada por glândulas que produzem e secretam hormônios, substâncias químicas que regulam a atividade de diversas células e diferentes órgãos.
São os hormônios que regulam o crescimento, o metabolismo (os processos físicos e químicos do corpo), o desenvolvimento e as funções sexuais do corpo. Os hormônios são liberados na corrente sanguínea e transferem informações de um conjunto de células para outro, coordenando o funcionamento de diversas partes do corpo. São como regentes de uma orquestra, que deve estar sempre muito bem afinada.
As principais glândulas e os hormônios produzidos por cada uma.
As principais glândulas do sistema endócrino são o hipotálamo (responsável pela produção de ocitocina e muitos outros), a hipófise ou glândula pituitária (hormônio do crescimento, prolactina, entre outros), a tireoide (T4 e T3 que atuam no metabolismo e respiração celular), as paratireoides ( PTH, responsável por aumentar cálcio no sangue), as suprarrenais (cortisol, DHEAS, adrenalina), a pineal (melatonina) e os órgãos reprodutivos (ovários e testículos, responsáveis pelo estrógeno e testosterona). O pâncreas também faz parte desse sistema, desempenhando um papel na produção de hormônios como a insulina e na digestão.
Aos poucos, iremos aprofundar o funcionamento de cada glândula e a importância de cada hormônio aqui no nosso blog. Para marcar uma consulta com a nossa endocrinologista, Dra. Rafaela Kosop, basta ligar (41) 3022-6472.
Comments