• Dra. Rafaela Kosop

Dia Mundial da Obesidade.



Infelizmente a obesidade ainda é uma doença muito estigmatizada e há muito preconceito acerca do seu tratamento, principalmente do uso de medicações. Isso faz com que a procura por profissionais de saúde especializados seja baixa, e as pessoas tendam a procurar tratamentos milagrosos por conta própria. A falta de sucesso no tratamento gera frustração e “vergonha”, justamente pela crença de que o tratamento é responsabilidade única do próprio paciente.


A campanha do Dia Mundial Da Obesidade tem por objetivo aumentar a conscientização a respeito da doença, compreensão das suas causas e das ações necessárias para combatê-la; encorajar as pessoas a se tornarem promotores de mudanças; e melhorar políticas públicas para construir sistemas de apoio adequados para o tratamento da obesidade.


Obesidade é uma doença complexa, multifatorial, com grande componente genético associado. O tratamento deve ser realizado por equipe multidisciplinar especializada e deve ser prescrita medicação ou indicada cirurgia sempre que necessário. Perdas de 5-10% do peso já trazem grande benefício para saúde. Não devemos sempre buscar o “peso ideal”, mas sim reduzir mortalidade e melhorar a qualidade de vida.

Procure um especialista para te ajudar a vencer essa batalha!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo