top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Depressão pós-parto: como evitar.



A depressão pós-parto é comum e acomete cerca de 25% das novas mamães do Brasil. Aprender a respeito dos sintomas é fundamental e planejar é a melhor maneira de prevenir o seu surgimento.


Antes, durante e depois da gravidez, não é incomum ter alterações de humor, acessos de choro, tristeza, insônia ou irritabilidade. A diferença é que, na depressão pós-parto, os sintomas são mais graves e aparecem na forma de ansiedade, sentimento de culpa, sensação de inutilidade, vontade de se afastar do companheiro e incapacidade de se relacionar com o bebê.


Dicas para evitar a depressão pós-parto.


1. Informe-se.


Aprenda tudo o que puder sobre a depressão pós-parto. Isso permitirá que você tenha consciência e peça ajuda o mais rápido possível.


2. Cuide do sono e da dieta.


Uma dieta saudável e as famosas “8 horas de sono” são essenciais para a sua saúde e bem-estar, tanto durante a gravidez quanto no período pós-parto.


3. Mexa-se.


Faça exercícios, mantenha a sua rotina de tarefas (e a endorfina) em dia, deixe o carro de lado e caminhe! Com apenas 15 minutos diários de caminhada você já se sentirá bem melhor, com mais controle sobre o seu corpo e a sua mente.


4. Evite mudanças drásticas.


Se possível, não tome grandes decisões, como comprar uma casa ou mudar de emprego, durante ou logo após a gravidez. Dê tempo ao tempo e, principalmente, pra você mesma.


5. Prepare-se para o parto.


Faça um curso voltado ao parto, leia livros e artigos sobre o assunto e converse com outras mães sobre as suas experiências.


6. Peça ajuda com as tarefas domésticas.


Você pode não estar em condições de preparar refeições ou limpar a casa nas primeiras semanas após o nascimento do seu bebê, especialmente se tiver uma cesariana, portanto, peça ajuda a pessoas próximas, do seu convívio, como membros da família ou amigos.


7. Procure e participe de um grupo de apoio.


O melhor suporte geralmente vem de pessoas que você já conhece e sabem o que você está passando. Converse abertamente com o seu obstetra, terapeuta, psiquiatra, pediatra ou outras mães. Em resumo, conte com quem você confia!


Nossa equipe de psiquiatria também pode ajudar! Para marcar consultas com nossos psiquiatras Dr. Marcelo e Dra. Nilce, ligue ou mande um Whats para (41) 99111-6472.

20 visualizações0 comentário
bottom of page