top of page
  • Foto do escritorKosop Clínica Médica

Cirurgia bariátrica: a importância do acompanhamento do endocrinologista.


A cirurgia bariátrica é indicada para pacientes de alto risco que apresentam obesidade de grau 3 (IMC acima de 40) ou 2 (entre 35 e 40) com comorbidades como diabetes tipo 2, apneia do sono e hipertensão, entre outras. É uma decisão complexa, a qual o paciente deve ter auxílio, avaliação e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.


Os endocrinologistas têm um papel central na assistência aos pacientes de cirurgia bariátrica. É de sua responsabilidade identificar as causas e ajudar a controlar as complicações da obesidade, além de discutir os riscos e vantagens de cada opção cirúrgica e fornecer aos pacientes a orientação adequada durante o tratamento.


Pré-operatório: avaliação nutricional e psicológica são fundamentais.


Todos os pacientes que consideram a cirurgia bariátrica devem ser submetidos a uma avaliação nutricional adequada, incluindo dosagem seletiva de micronutrientes, antes da realização qualquer procedimento cirúrgico.


A educação do paciente sobre nutrição e orientação de planejamento de refeições antes da cirurgia bariátrica e durante o período hospitalar é fundamental para o sucesso do tratamento a longo prazo. O endocrinologista, junto com um nutricionista, deve elaborar um plano de alimentação balanceada, com a definição da ingestão correta de proteínas, implementação de suplementos e nutrição parenteral, quando necessário.


Recomenda-se também a avaliação psicológica do paciente, um procedimento exigido inclusive pelo Conselho Federal de Medicina. Isso se deve à necessidade de avaliar a capacidade do paciente em reorganizar seus hábitos alimentares, além de lidar com possíveis adversidades pré e pós-operatórias.


Pós-operatório: momento de monitorar a perda de peso e o diabetes.


Além de observar a evolução da perda de peso, os endocrinologistas clínicos oferecem um suporte fundamental para a equipe cirúrgica através do controle do metabolismo e da nutrição dos pacientes no período pós-operatório. São esses profissionais que irão fazer o monitoramento de rotina dos pacientes, especialmente aqueles com diabetes tipo 2 ou hipertensão.


A Kosop Clínica Médica proporciona uma equipe multidisciplinar para dar o suporte que você necessita antes e depois de uma cirurgia bariátrica. Para marcar uma consulta com a nossa endocrinologista, Dra. Rafaela Kosop, ligue (41) 3022-6472.

149 visualizações0 comentário
bottom of page