• Kosop Clínica Médica

Cirurgia bariátrica: é ideal pra você?



A obesidade mórbida é o grau de obesidade que faz com que doenças orgânicas ocorram ou sejam agravadas pelo excesso de gordura corporal, ocasionando inconvenientes sociais e psíquicos. Está comprovada a influência da obesidade no desenvolvimento de hipertensão arterial, diabetes tipo II, arteriosclerose, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, doenças pulmonares, artrites, cálculos de vesícula, hérnias, varizes e flebites, doenças cutâneas e traumatismos, entre outros.

Para livrar o paciente da obesidade mórbida, existe a possibilidade do tratamento cirúrgico, seguindo de reeducação alimentar e da recuperação de um estilo de vida mais ativo. Além da realização de diversos exames clínicos, a recomendação de uma cirurgia bariátrica deve ser realizada com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, envolvendo o cirurgião especializado, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, clínico geral, entre outros profissionais.

Descubra se você é um candidato à cirurgia bariátrica.


Todos os pacientes que consideram a cirurgia bariátrica devem atender a critérios específicos antes de mesmo de agendada a primeira avaliação de triagem. Esses fatores são baseados em alguns padrões universais estabelecidos pelas organizações de saúde:

  1. Excesso mínimo de 45 kg acima do peso corporal ideal.

  2. Índice de massa corporal (IMC) maior do que 40 ou IMC maior que 35 com complicações médicas relacionadas à obesidade, como pressão alta, diabetes tipo II, apnéia do sono ou colesterol alto.

  3. Histórico prévio documentado de tentativas de controle de peso ou perda de peso com dietas supervisionadas e programas de exercícios.

  4. Não ter indícios de alcoolismo ativo, dependência química ativa ou transtorno psiquiátrico importante.


É importante ressaltar que todo e qualquer paciente deve passar por uma avaliação pré-operatória completa que inclui avaliações físicas e psicológicas.

Para marcar uma consulta com as nutricionistas Dra. Marília Zaparolli e Dra. Maria Clara Peixoto Lopes ou com a endocrinologista Dra. Rafaela Kosop, entre em contato com a Kosop Clínica Médica: (41) 3022-6472 / Whats (41) 99111-6472.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo