• Kosop Clínica Médica

Andropausa: como a endocrinologia pode ajudar você.



À medida que envelhecemos, os hormônios em nosso corpo sofrem alterações. Embora a diminuição dos níveis hormonais experimentada por mulheres, a menopausa, seja mais conhecida, as alterações hormonais relacionadas à idade dos homens também ocorrem.


Embora o processo não seja exatamente igual à menopausa, os homens desenvolvem sintomas recorrentes da diminuição do hormônio masculino, a testosterona. Essa condição é conhecida como andropausa e afeta até 30% dos homens na casa dos 50 anos, tornando-se cada vez mais prevalente de acordo com o avanço da idade.


Os sintomas da andropausa.


A andropausa pode causar uma variedade de sintomas e complicações. Por exemplo: redução do desejo sexual, disfunção erétil, perda de massa muscular, aumento do acúmulo de gordura (especialmente abdominal), pouca energia, diminuição da densidade óssea, fadiga, depressão, insônia e outros problemas de sono.


São menos comuns, mas também podem acontecer: aumento dos seios, diminuição da motivação e autoconfiança, dificuldade de memória, aumento do nervosismo, redução da massa corporal, força muscular e dos pelos.


Endocrinologistas: os especialistas em hormônios.


Endocrinologistas são médicos especializados no diagnóstico e tratamento de todos os distúrbios hormonais, incluindo a deficiência de testosterona. Eles são qualificados para fazer o diagnóstico apropriado para determinar a causa da baixa testosterona no organismo e recomendar a melhor opção de tratamento.


Com o envelhecimento da população brasileira, há um grande interesse em prevenir disfunções relacionadas à idade e prolongar a qualidade de vida. As mulheres, por exemplo, se beneficiaram significativamente com o uso da reposição hormonal de estrogênio. Portanto, os homens merecem ter a mesma consideração para prolongar a qualidade de vida e evitar as disfunções relacionadas com a idade. Se você está sentindo alguns dos sintomas da andropausa, marque uma consulta com a nossa endocrinologista, a Dra. Rafaela Kosop, através dos telefones (41) 3022-6472 e (41) 99111-6472.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo