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3 dicas de como controlar a ansiedade.



Sentir-se ansioso, com sensações constantes de mal-estar, medo, pânico ou perigo iminente, podem ser fatores incapacitantes para uma vida saudável. A ansiedade pode provocar dores no estômago, palpitações cardíacas, tensão nervosa, ataques de pânico, angústia e vários outros sintomas. Por isso preparamos 3 dicas de como controlar a ansiedade, todas muito simples, mas que podem contribuir para a sua qualidade de vida. Importante: a ansiedade que estamos tratando aqui não é aquela que acontece eventualmente, no dia a dia, que nos leva a produzir e até atingir metas e objetivos, mas a ansiedade clínica - o tipo de transtorno em que os indivíduos podem perder a perspectiva racional e esperar sempre o pior, mesmo quando não há motivo aparente para preocupação.

Inspire. Expire. E controle a ansiedade respirando fundo.


Anote essa técnica: inspire profundamente e conte até 3, prenda a respiração e conte até 5, expire e conte até 3 mais uma vez. Repita até se sentir melhor.

Trata-se de uma técnica poderosa que funciona bem porque é organicamente impossível respirar profundamente e ficar ansioso ao mesmo tempo. Quando estamos ansiosos, nossa respiração se torna curta e superficial. A respiração abdominal profunda ajuda a diminuir a ansiedade, estimulando a resposta de relaxamento do corpo, reduzindo a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Caminhe, mexa-se, faça exercícios.

Manter uma rotina de exercícios regulares, sem exageros, reduz o estresse, melhora o humor, a autoestima e aumenta os níveis de energia. Durante o exercício, o corpo libera endorfina, substância química que interage com os receptores no cérebro, estimulando sensações de felicidade e até redução da dor física.


Cuide da sua dieta.

Muita gente não sabe, mas a dieta também afeta o nosso estado emocional. Os alimentos mais associados ao agravamento da ansiedade são aqueles que contêm cafeína e álcool. Mesmo consumidos em pequenas quantidades, estudos descobriram que os efeitos estimulantes da cafeína podem causar ansiedade, desencadear ataques de pânico e aumentar a sensação de nervosismo e irritabilidade.

E o mais importante: se você perceber qualquer sintoma de ansiedade, procure ajuda.

Para marcar consultas com nossos psiquiatras Dr. Marcelo e Dra. Nilce, utilize os seguintes canais de comunicação: WhatsApp (41) 99111-6472 ou telefone (41) 3022-6472.

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