• Kosop Clínica Médica

Outono: consuma os legumes e verduras da estação.



O outono está aí e, com a queda da temperatura, precisamos nutrir e aquecer o organismo. Os meses mais frios são perfeitos para consumir alimentos nutritivos que ajudam a equilibrar nossos hormônios, fortalecer o sistema imunológico e aumentar nossa energia e bem-estar. Por isso separamos alguns legumes e verduras da estação, que sugerimos que você inclua na sua dieta, inclusive preferindo os produtos orgânicos, que certamente estarão incríveis nas feiras e mercados pelo menos até o fim do inverno. Uma questão de nutrição que reflete na sua saúde.

Beringela

Fonte de antioxidantes, uma porção de berinjela pode fornecer pelo menos 5% das necessidades diárias de uma pessoa de fibra, cobre, manganês, B-6 e tiamina, entre outras vitaminas e minerais.

Abóbora


As abóboras são uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo, zinco, selênio, magnésio e, principalmente, betacaroteno, substância que protege a pele e a visão.

Alho-poró


Vegetal da família do alho e da cebola, o alho-poró tem um sabor sutil e adocicado quando cozido. Super versátil, funciona bem em várias receitas ou como acompanhamento. Com antioxidantes, vitaminas e minerais, reduz inflamações, faz bem para o a digestão, ao coração e pode auxiliar a perda de peso.


Repolho

O repolho ajuda a prevenir o câncer e diminui o risco de doenças cardíacas. Com menos de 20 calorias a cada porção (meia xícara), é um vegetal que sustenta e alimenta sem engordar.


Batata-doce


A batata-doce é rica em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem o organismo contra doenças crônicas. Além disso, seu consumo promove o crescimento das chamadas “boas bactérias” intestinais, contribuem para uma digestão saudável.


Beterraba


Como é rica em nitratos, a beterraba é perfeita para a circulação, pois contribui para relaxar e dilatar os vasos sanguíneos, auxiliando na manutenção de uma pressão arterial normal e saudável.


Quer mais dicas de boa alimentação nesse outono? Marque uma consulta com as nutricionistas Maria Clara Peixoto Lopes e Marília Zaparolli Ramos na Clínica Médica Kosop em Curitiba-PR.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo