• Kosop Clínica Médica

Cuidados com a saúde e a alimentação no verão.





Criar um ambiente saudável em torno de alimentos, exercícios e descanso garantirá o sucesso da sua saúde no verão. Uma das coisas mais importantes é lembrar que somente você é o responsável por respeitar o seu corpo.

A estação é uma ótima época para você se tornar a sua melhor versão. Use algumas das dicas a seguir e aproveite o clima para entrar em forma.


Sono: Não dormir o suficiente está associado ao aumento do açúcar no sangue, falta de concentração, doenças diversas e a dificuldade de resolução de problemas. Certifique-se de dormir pelo menos 8 horas por noite.


Mantenha-se hidratado: a água é a maneira ideal de ficar hidratado e manter o apetite sob controle. Adicione um toque de sabor com suco de frutas ou pepinos frescos, fatias de limão ou frutas. Seja criativo.


Adicione fibras na sua dieta: vegetais, frutas, nozes e grãos são ricos em fibras. A fibra ajuda você a ficar saciado, então você tem menos probabilidade de exagerar. Planeje-se para comer pelo menos 25 g de fibra por dia.


Limite o açúcar: tente comer menos do que 3 colheres de chá de açúcar por dia (isso não inclui os açúcares naturais encontrados nas frutas ou no leite). Essa meta pode não ser realista todos os dias, mas pode ser uma receita de sucesso no longo prazo. Guarde suas “colheres” para uma sobremesa especial, acostume-se com o sabor do café e do chá sem açúcar e perceba a diferença no seu corpo e na sua disposição.


Não abuse do álcool: uma dose de bebida alcoólica contém em média cerca de 100 calorias e as bebidas mistas, como os coquetéis ou caipirinhas muito consumidos no verão, têm ainda mais. Pegue leve, aproveite e curta com saúde e sobriedade.


Mantenha-se ativo: faça uma meta de exercícios e cumpra-a. Podem ser exercícios leves, mas transforme em uma prática diária.


Aproveite o clima: estudos mostram que, quando as pessoas se aventuram em ambientes externos, a frequência cardíaca e a pressão arterial melhoram. Reserve um momento para apreciar estar ao ar livre.


Gratidão: encontre um momento a cada dia para refletir sobre algumas coisas que lhe trouxeram alegria ou bons sentimentos. Ser grato e positivo pode ajudar você a ter uma vida mais saudável.

Fonte: Gundersen Health System. Para obter orientação especializada em como melhorar a qualidade da sua alimentação, fale com as nossas nutricionistas Dra. Marília Zaparolli e Dra. Maria Clara Peixoto Lopes. Marque uma consulta: (41) 3022-6472 / Whats para (41) 99111-6472.

1 visualização0 comentário